sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Partidos em nossas vidas




Bom... Primeiramente olá para todos os leitores deste blog. Obrigada pela atenção de todos. Mas decidi escrever este post devido à algumas conversas que venho tendo com alguns companheiros de movimento ou não, apenas pessoas que compartilham do mesmo pensamento que o  meu.
É o desenvolver dos movimentos sociais que se passam pelo país e pelo mundo. Geralmente esses grupos são regidos por militantes que estão ligados a partidos A, B ou C. Mas se analisarmos bem, o que esses militantes partidários fazem nas lutas diárias? Qual seu verdadeiro papel? É meio complicado responder essas perguntas. Eu tenho como exemplo claro as lutas tocadas no movimento estudantil (UFAL e CEFET AL, especificamente), e percebemos a cada instante que a cada flash do Ba fá fá tem um menininho desses partidos fazendo a “zuada”, querendo mostrar sua atuação presente as necessidades do estudante e assim aglutinar mais militantes para seu partido. Mas no fim das contas, esses militantes de n partidos ficam discutindo suas ideologias, concepções de movimento, de como deve ser guiado a luta e acaba que isso enfraquece o movimento, pois cada um que queira mostrar a idéia do seu partido, esquecendo que todos somos um conjunto e que nossa luta não acaba dentro da universidade, pois o aluno não é apenas aluno, mas um cidadão que tem várias outras lutas para serem tocadas no seu mundo além dos muros da universidade.
Quero deixar bem claro (minha opinião) que o sistema capitalista não se divide de forma alguma, ele apenas tem suas fragmentações partidárias, mas que no fim das contas fecham com o mesmo propósito político para sociedade, pois se esse rompimento houvesse o sistema enfraqueceria e ele acabaria sendo arruinado. Mas os que se dizem “comunistas” esquecem ou não sabem que a luta acontece devido a necessidades, que são maiores que briguinhas de partidos, a luta acontece por problemas urgentes que precisam serem resolvidos a curto prazo. É o pai de família que não tem um emprego, são os filhos sem escola, é a família inteira sem direito a hospital de qualidade, educação, segurança e a partir daí em diante. Esses “miltantes” levam em sua frente primeiramente as lutas ideológicas, e essas mesmas por serem bastante diferentes acabam que atrapalham a luta e enfraquece os movimentos sociais. Acho que para se definirem como “Socialistas” deveriam primeiramente ler o conceito de Marx quando se diz respeito a concepção de partido, de como avançar no movimento. Marx acreditava que para um outro sistema ser instituído nessa sociedade e o acontecimento da libertação do homem que se daria em todas as vertentes, a libertação da mulher, do negro, do homossexual, dos sem terra, sem teto, da natureza, do ser humano como um todo deveria haver um único partido com o mesmo propósito, o de luta da libertação humana. E não é isso que acontece nos atuais tempos. Cada um que venha com uma blá blá blá formado por A ou B e que queiram instituir sua idéia como a certa e a do coleguinha do lado como a errada, torna-se brigas de jovens e adultos que não tem o que fazer em casa e vão pra os movimentos sociais tentar mostrar pra família que é um rebelde e que luta pela causa humana, mas na verdade isso é a maior “balela”.
São por esses e outros fatores que os movimentos em geral, ficam engessados e as necessidades ficam sempre a acontecer, pois não há uma luta verdadeira em que todos dêem as mãos e façam da briga do trabalhador, do ser humano a sua briga, a sua bandeira principal. Não estou em nenhum momento dizendo que a existência de partido é certa ou errada, mas que da forma que eles existem e atuam só fazem de certa forma prejudicar a luta no dia dia da sociedade carente, essas pessoas não podem esperar a esquerda se unir pra resolver suas reais necessidades. Assim, acredito eu, que ... poderíamos ser livres desses partidos e tentar seguir na luta do dia dia da população sem eles atrapalhando nossas vidas e nossas decisões. E deixar de lado essas legendas que existem no movimento, fulaninho A de partido A, fulaninho B de partido B, ai o fulaninho C não concorda com o fulaninho D porque ele é do partido D, mesmo que a idéia seja de avanço para o movimento. É isso que nos atrapalha a cada dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário