sábado, 8 de janeiro de 2011

De que lado está a riqueza?


       

        Inicialmente gostaria de desejar boas vindas a quem passa por este novo blog. Ele é uma iniciativa pessoal de comentar sobre acontecimentos do dia dia das pessoas, tanto no Brasil quanto no mundo. Ele vem com intenção de criticas, propostas e comentários para um mundo cheio de diversidade como esse nosso.
        Para começar esses breves comentários, o primeiro tópico relaciona-se ao aumento do salário mínimo. Que bom saber que meu salário vai aumentar esse mês, muito bom mesmo. Na verdade, estava até feliz quando soube o quanto iria aumentar. Poxa vida, trinta reais, apenas. Eu posso fazer algumas coisas com trinta reais, posso ir no cinema e lanchar ou pagar o ingresso de um show que eu queira ir e pagar o táxi de volta pra casa. Certo, eu posso fazer isso, mas e o pai ou mãe de família que sustentam alguns filhos com apenas um salário mínimo, em que isso ajuda a vida dele? Os preços das mercadorias sobem a cada dia, tudo se torna muito mais caro e o salário mínimo fica desvalorizado meio a esses aumentos absurdos.
      Enquanto ficamos aqui discutindo o mínimo aumento do salário do trabalhador, vendo onde podemos controlar nossas contas, com que as famílias humildes vão passar a gastar esse dinheiro, se ele vai poder ser um acréscimo na conta ou vai servir apenas pra suprir os aumentos dos objetos que utilizamos, parlamentares aprovam seus próprios aumentos. Aumento esse bastante satisfatório pra quem vai receber, claro, são 62% em cima do que já ganhavam antes. Alegam que com os 9 mil reais brutos que ganham não da pra viver, sem contar com os acréscimos que os mesmos fazem nem com seus cartões coorporativos. Se isso não da, imagine quem sustenta a família com o mínimo que eles dão. Como será que elas vivem? Ou melhor, como será que elas sobrevivem? Bom, acredito eu que eles não estejam muito preocupados com isso, até porque cada um que queira saber de seus problemas. Mas qual o papel do parlamentar a não ser “resolver” os problemas sociais? Mas não é bem assim que o decorrer da linha se dá.
Além de tudo, existe a falta de disponibilidade da população de lutar por seus direitos, ou melhor, existe a falta de informação, a desorganização dos movimentos “sociais”, a falta de dignidade pra que esses movimentos ocorram de forma séria. A pessoas ainda vivem na ilusão de que os parlamentares vão solucionar os problemas, acreditando elas que de quatro em quatro anos a situação irá avançar e os problemas serão resolvidos. Mesmo com todos cenários políticos representados de certa forma com um enorme desrespeito com a população, com ajuda de custo (Programa de Bolsa Família), com a destruição do sistema público de ensino (Ifetização dos centros técnicos do país, Reforma Universitária, etc.), com a falta de assistência hospitalar as famílias brasileiras, a falta de respeito com políticas publica relacionadas ao meio ambiente e daí em diante.
Somos vítimas desse sistema sujo, que vem aos poucos destruindo todas vitórias conquistadas com tanto esforço por longos anos no decorrer da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário